laringe

Funções da Laringe

Você sabia que a sua laringe é muito mais do que apenas o local que produz a voz? Pois é! A maioria das pessoas não faz ideia… A laringe ajuda na fonação, deglutição, respiração e no que chamamos de manobra de Valsalva!

Fonação: a voz é inicialmente produzida pela passagem de ar nas cordas vocais, que faz elas vibrarem. Essa voz depois é modificada pela ressonância nas vias aéreas superiores e seios da face e articulada na boca para a fala.

Respiração: as cordas vocais precisam se manter abertas para a respiração acontecer. Quando elas se fecham, o ar não passa e você não respira.

Deglutição: Ocorre todo um movimento da laringe quando você vai engolir algum alimento. Ela se eleva e se move pra frente pra facilitar a deglutição e ao mesmo tempo proteger suas vias aéreas (caso a comida ou liquido queira “descer pro canto errado”!

E por último, a manobra de Valsalva é um fechamento intenso das cordas vocais com aumento da pressão abaixo delas. Essa manobra é interessante, porque a gente não se dá conta, mas faz uso dela o tempo todo! Todos os dias! Com ela a gente consegue tossir, carregar um peso, limpar a garganta e até mesmo evacuar! Perceba que sempre que você faz essas coisas, você fecha as cordas vocais de maneira bem intensa! Esse fechamento que permite essa explosão de força.

Elas estão ali, sempre presentes, sempre cumprindo seu papel, mesmo que você esteja caladinho caladinho!
Interessante, não?

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente! E caso você perceba algum problema na sua laringe, procure sempre um especialista para avaliação!

O que deseja encontrar?

Compartilhe